PORQUE UMA PALESTRA DE ATLETA

O esporte oferece muitas lições que podem ser aplicadas à carreira e aos negócios, e por isso, é muito utilizado em treinamentos e eventos corporativos, seja através de vivências ou de palestras.

É cada vez mais comum a participação de atletas profissionais em eventos corporativos, e existem muitas razões para isso.

 

A seguir, vemos alguns ótimos motivos para levar atletas a eventos corporativos.

 

Paixão do esporte

O esporte é utilizado de forma lúdica desde a infância para transmitir lições e valores, como respeito, persistência e disciplina, e essas lições podem ser aplicadas na vida toda.

Um dos pontos que chamam a atenção no esporte é a dedicação e paixão pelo que se faz. Uma das grandes vantagens de ser um atleta profissional é ganhar a vida fazendo o que gosta. Se perguntarmos para atletas de alto rendimento, com certeza dirão que amar o que faz é um dos ingredientes para o seu sucesso. Trabalhar em algo que ama é quase um mantra quando falamos em gestão de carreira, e faz todo sentido. Fazer o que ama não quer dizer que você terá vida fácil na sua carreira, mas lhe ajudará a superar obstáculos e ir mais longe. Quando analisamos a vida das pessoas que fizeram descobertas e inventos que revolucionaram o mundo, percebemos que essas conquistas vieram depois de anos de dedicação, e que só foram possíveis devido à paixão pelo que fazia, que os faziam sempre persistir após uma derrota. Quando você não faz o que gosta, você pode fracassar mesmo que não encontre qualquer obstáculo, simplesmente por falta de motivação e por não encontrar sentido no que faz. Quando você ama o que faz, você vai comemorar cada venda como se fosse um gol, não somente pela recompensa financeira, mas porque você ama vender. Você pode comemorar e ficar orgulhoso da planilha que fez, do layout que criou, do texto que escreveu ou do atendimento nota 10 que realizou. Portanto, escolha algo que ama fazer, algo que você faça com paixão. Esse é o início de uma carreira vitoriosa.

Resultados públicos e palpáveis

Em uma época onde o chamado empreendedorismo de palco está na moda, onde muitas palavras bonitas e termos pomposos são usados, mas pouco se mostra em questão de orientação a resultados concretos, os resultados esportivos aparecem como uma luz.

Quando falamos de atletas de alto rendimento, seus resultados e façanhas são de conhecimento público, notáveis e concretos.

Esses resultados podem ser materializados de várias formas, como uma medalha, um troféu, um recorde, números de pontos, vitórias e vários outros indicadores inquestionáveis que falam por si só.

Planejamento, processos e métodos

Mais do que histórias bonitas e inspiradoras, os atletas contam como alcançaram seus resultados, e é nesse ponto que surpreendem a todos.

Os indicadores de performance, ou KPIs como são chamados no mundo corporativo, também estão muito presentes no esporte de alto rendimento.

O esporte de alto rendimento exige planejamento e a adoção de métodos e processos meticulosos, com uma rigorosa rotina e análise constante de indicadores.

Uma medalha olímpica pode ser decidida por questões de centímetros e por frações de segundos, um detalhe milimétrico na posição do seu punho pode definir uma luta, sua respiração pode determinar a precisão do seu tiro.

Os métodos e processos de preparação esportiva evoluíram para acompanhar essa busca pelo alto rendimento.

Um judoca pode repetir mais de 500 vezes o mesmo movimento em um único dia, câmeras especiais podem ser utilizadas para analisar os movimentos de um ginasta, e a análise química do suor de um atleta pode determinar o melhor tipo de hidratação.

Além disso, planejamentos são feitos a longo, médio e curto prazo, com definição de tipo de treino, alimentação, horas de sono e muitos outros fatores.

Esses processos podem ser facilmente relacionados com Gestão da Qualidade Total e Gestão de Projetos.

Assim como atletas de alto rendimento, os profissionais e empresas de alto desempenho não alcançam seus resultados por acaso.

Em suas palestras, os atletas costumam abordar seu planejamento, e mostram como essa é uma etapa fundamental para o sucesso.

Superação e Motivação

Nem só de glórias é feita a carreira de um atleta, derrotas, quedas, dores e frustrações também fazem parte de sua trajetória.

Aquela venda perdida ou aquele projeto rejeitado precisam ser analisados e usados como experiência para as próximas “disputas”.

Melhor do que lamentar o mês com vendas baixas é entender a razão das vendas baixas, buscar soluções e fazer o máximo para alcançar os resultados desejados. Da mesma forma que lamentar a derrota não contribui para a próxima vitória.

Isso não quer dizer que é proibido ficar triste ou lamentar. Ninguém consegue ou deve ficar indiferente diante de uma derrota ou insucesso, mas é importante que esse período de lamento seja o mais curto possível, para que possa voltar o foco à preparação para o próximo desafio.

Em suas apresentações os atletas falam de suas conquistas e também de suas derrotas e obstáculos que precisaram enfrentar para chegar onde chegaram.

Isso ajuda profissionais a superarem momentos de crise, pois percebem que as adversidades só podem ser vencidas com atitude e dedicação.

Esporte é saúde

A presença de atletas em uma empresa estimula a prática esportiva, inclusive podem ser ministradas aulas e ações que coloquem os profissionais dentro dos tatames, dos campos, das quadras e literalmente com a mão na massa. As empresas que estimulam a prática esportiva contribuem para a saúde de seus colaboradores e para um melhor clima organizacional, que como sabemos, afeta diretamente a produtividade e qualidade do trabalho.

Trabalho em Equipe

Os esportes coletivos são frequentemente citados como exemplo de trabalho em equipe, pois sabemos que em uma equipe precisa ter atletas com habilidades específicas que se complementam.

Em um time de futebol, deve haver um atleta com a habilidade de ser goleiro, que é uma função fundamental para a equipe, da mesma forma, deve haver atletas com a habilidade de marcar gols.

Porém, os chamados Esportes Individuais também mostram como é importante o trabalho da equipe. Se um atleta de um esporte individual for responder quem o ajudou em uma conquista, provavelmente ele citará profissionais como fisioterapeuta, treinador, sparing, nutricionista, coach, entre outros. Isso deixa claro que quando um vendedor é eleito o melhor do ano, ele deve dar o devido crédito ao pessoal que cuida das entregas, do faturamento, que coloca os pedidos no sistema e de todas as pessoas envolvidas em suas vendas. O prêmio é individual, mas a conquista é coletiva.

Disciplina

De nada adianta um planejamento minucioso de treinos e alimentação se você não seguir esse planejamento. Ser um atleta de alto rendimento exige que você abdique de muitas coisas, e uma delas não pode ser a disciplina.

Se você tem uma meta, você precisa traçar um plano para alcançar, e mais importante, precisa seguir esse plano.

Se você determinou que vai fazer 10 visitas por dia, busque formas de fazer as 10 visitas. Se você determinou que irá começar a trabalhar às 7h30, faça o possível para iniciar no horário estipulado.

Um atleta de alto rendimento precisa ter muita disciplina, faz parte de sua rotina acordar cedo e treinar pesado, deixar de ir em festas para poder descansar, e ter um cardápio restrito, entre muitas outras privações e obrigações.

Talvez a disciplina seja o mais importante dos fatores, pois deve ser aplicada a cada pequeno aspecto de nossa vida. Você não vai perder peso se não seguir a dieta, você não terá saúde se não melhorar sua alimentação, você não juntará dinheiro se não economizar.

Comemorar as conquistas!

Para obter a vitória uma equipe de vôlei precisa conquistar pelo menos 75 pontos. Mas você percebeu como eles comemoram cada ponto? Essa deve ser a postura de um profissional, e a empresa deve estimular isso, pois a comemoração eleva o astral e motiva para a conquista do próximo passo. Cada etapa vencida deve ser comemorada.

Comemore se aquele cliente difícil finalmente aceitou agendar uma reunião. Comemore se aquele cliente que ligou para cancelar resolveu permanecer como seu cliente.

Os atletas comemoram porque sabem quanto suor e dedicação custou cada ponto, cada vitória, cada centímetro. Comemore cada avanço que você der em direção ao seu objetivo. E quando alcançá-lo, comemore mais ainda.

Sua marca será lembrada para sempre com uma experiência emocionante

Durante a participação de atletas em eventos, é comum que muitas pessoas, como colaboradores e clientes, aproveitem a oportunidade para registrar o encontro com o ídolo e postar nas redes sociais. As empresas que contratam os atletas, podem aproveitar para expor sua marca em camisetas, banners, e materiais que serão divulgados e guardados, dessa forma, sempre que o fã rever a foto que tirou com o ídolo, verá sua marca ao lado, e isso com certeza vai gerar um envolvimento positivo com sua marca e empresa. 

Quando um cliente ou colaborador tem a oportunidade e encontrar seu ídolo, aquele momento positivo sempre estará ligado à marca da empresa que promoveu o encontro.

 

Você ajuda o esporte brasileiro

Sabemos que no Brasil a grande parte dos esportes e atletas não recebem o devido apoio para mantê-los competindo em alto nível. Muitos atletas operam verdadeiros milagres para conseguirem competir, e precisam contar com a ajuda de amigos e familiares para continuar treinando.

Mesmo atletas medalhistas olímpicos têm que fazer um esforço enorme quando precisam viajar para competições ou comprar equipamentos que permitam competir de igual para igual com atletas de outros países.

Quando uma empresa contrata um atleta para um evento corporativo ela está ajudando o esporte brasileiro, pois esse recurso irá contribuir para a preparação do atleta.

Uma empresa que contribui para o esporte brasileiro com certeza ganhará pontos em sua reputação, tanto para público interno quanto para externo.

Essas são algumas razões para levar atletas para seus eventos corporativos, treinamentos e palestras, mas muitas outras vantagens podem ser obtidas e exploradas.